Seguidores

sábado, 24 de julho de 2010

Minhas Professoras


Elsie,
Boa tarde!
Recebi a Mãos Dadas - 25, revista que voce edita. Gostei dos textos, em especial sua narrativa da "tia Almerinda" e a matéria da capa, "Caráter: o segredo de quem sabe conduzir a criança". Parabéns à equipe!

Sua história (ou seria estória?) me lembrou de tres professoras, da época do Ensino Fundamental: D. Raimundinha (3a série, escolinha da Base Aérea em Brasília), uma facilitadora de leituras como ninguém, até hoje minha mãe tem guardada uma redação que eu fiz naquela época, recebendo um premio. Alguma coisa a ver com uma certa gotinha de chuva... coisas de mãe!

Teve a Márcia, querida professora da 4a série (acho que foi aquela paixão de criança, suspiro..., veja a intimidade, nem usei pronome de tratamento!). Lembro sempre dela administrando a bagunça da Escola Classe do Lago Sul. O Oziel e o Romano, guris terríveis, sempre se provocavam, a classe ficava uma loucura - mas ela sempre encontrava um caminho seguro para reconduzir a turma ao ponto de aprendizado. Me senti frustrado ou traído, sei lá, quando ela apareceu grávida. Coisas de moleque.

E me lembro de D. Cornélia, professora de português da quinta série: terribilíssimo, boníssimo, agradabilíssimo, fidelíssimo, amabilíssimo... gustáááávo, preste atenção!!!!, ... era a campeã dos superlativos e forçava todas as palavras, tratando-as como filhos no parque, parecendo chama-los no meio da multidão. Impossível esquecer onde ficavam as sílabas tônicas, ou o significado do superlativo absoluto sinteticííííssimo!

Precisamos mais de Almerindas, Raimundinhas, Márcias, Cornélias, mestres das letras e dos exemplos, artífices do conhecimento que nos remetem ao aprendizado, à disciplina, ao prazer de estudar e aprender. Pessoas de caráter, educadoras natas. Verdadeiras referências, promotoras da liberdade e do senso de limites.

Mesmo sem elas jamais virem a saber (onde andarão, estão ainda vivas?), registro meu reconhecimento, tributo e admiração. Para elas, para todas, fico de pé na platéia, aplaudindo. Obrigado, queridas professoras!

Um comentário:

  1. Grande GUSTAVO,
    Fiquei feliz em ver esta homenagem as suas professoras. De fato seu texto é para todas essas mulheres que se dedicam a arte de ensinar.
    Precisamos de mais demonstrações como esta. Perdemos a oportunidade de agradecer sempre àqueles que nos ajudam. Abraços. RAMIRO

    ResponderExcluir